quinta-feira, 1 de abril de 2010

H1N1 - Campanha de vacinação

Tá rolando a campanha de vacinação do terrível H1N1, que no inverno passado causou um certo pânico por aqui. Pois agora que o Ministério da Saúde conseguiu a tal vacina, o pânico aumentou. SERÁ QUE ELA É SEGURA?

Há quem acredite que tudo não passa de uma conspiração mirabolante para exterminar a população mundial. É uma teoria meio radical, mas eu até entendo a desconfiança das pessoas. Eu mesma desconfiei de início. Por isso pesquisei bastante, questionei médicos, ouvi várias opiniões e cheguei a uma conclusão: é muito menos provável morrer por causa da vacina do que por causa do vírus H1N1. Por isso aqui em casa vamos todos fazer SIM. Aliás, meu filho já fez! A etapa para vacinação de gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos termina amanhã, fiquem ligadas no calendário:





Quem ainda tem dúvidas, veja o que diz o Ministério da Saúde:


As doses da vacina contra a Influenza H1N1 foram adquiridas de três laboratórios: Glaxo Smith Kline (GSK), SANOFI Pasteur (em parceria com o Instituto Butantan) e Novartis, que são fornecedores de vacinas para os países. Estes laboratórios já tinham experiência com a produção da vacina contra os vírus de Influenza sazonal (vacina administrada anualmente nos idosos no Brasil), e investiram em tecnologia num processo de preparação para a produção de uma vacina para a prevenção do vírus pandêmico (H1N1).

A vacina é segura e já está em uso em outros países, não tendo sido observada uma relação entre o uso da vacina e a ocorrência de eventos adversos graves. A OMS estima que foram distribuídas cerca de 80 milhões de doses da vacina contra a influenza pandêmica e até o final de novembro foram vacinadas aproximadamente 65 milhões de pessoas. A grande maioria do que bvem se apresentando se assemelha à vacina sazonal administrada em idosos, que são reações leves: dor local, febre baixa, dores musculares, que se resolvem em torno de 48 horas.

A vacina registra uma efetividade média maior que 95%. A resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. No Brasil, está sendo utilizada a vacina injetável, administrada por via intramuscular, ou seja, com a introdução da solução dentro do tecido muscular. O Ministério da Saúde orienta que a população busque a vacina em lugares seguros e faça denúncias em caso de dúvidas de sua procedência, distribuição e uso.


DISK SAÚDE: 0800 61 1997


Quem quiser ser avisado por email sobre as etapas da vacinação, pode se cadastrar nesse link.

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009Mamãe Amiga | by TNB